Nêrilda Lourenço
Sentimentos e Pensamentos meus
Capa Textos E-books Perfil Livros à Venda
São Francisco e o Perdão de Assis: Uma História de Amor e Compasão
O Perdão de Assis, também conhecido como Indulgência da Porciúncula, é uma manifestação da infinita misericórdia de Deus, concedida por meio de São Francisco de Assis. Esta tradição secular oferece a todos os fiéis uma oportunidade única de experimentar o amor divino e a remissão completa dos pecados. São Francisco, com sua simplicidade e humildade, pediu ao Papa Honório III que concedesse a indulgência para todos os que visitassem a pequena igreja da Porciúncula, e assim, desde 1216, os corações dos fiéis têm sido tocados por essa graça celestial.

No ano de 1216, São Francisco estava profundamente imerso em oração na Porciúncula, a humilde igrejinha que se tornou um santuário de paz e devoção. Durante uma noite de oração fervorosa, uma luz celestial inundou o local, e São Francisco teve uma visão gloriosa de Cristo e sua Mãe, cercados por anjos. Esta aparição divina foi um momento de intensa graça, onde o humilde frade foi convidado a pedir o que desejasse para a salvação das almas.

Com o coração cheio de amor e compaixão, Francisco pediu que todos os arrependidos e confessados que visitassem a Porciúncula recebessem o perdão completo de todos os seus pecados. A resposta de Cristo foi de aceitação, condicionada à aprovação do Papa, o que levou Francisco a buscar a bênção do Vigário de Cristo na terra.

São Francisco, com sua simplicidade característica, apresentou seu pedido ao Papa Honório III, que, tocado pela sinceridade e devoção do frade, concedeu a indulgência. Esta indulgência não era apenas uma remissão temporária, mas uma promessa eterna de perdão para todos os que, arrependidos e confessados, visitassem a Porciúncula. A partir de então, o 2 de agosto se tornou um dia especial de graça, onde os fiéis poderiam experimentar a plenitude da misericórdia divina.

A concessão foi anunciada por São Francisco com grande alegria, enviando a todos ao Paraíso. Este ato de amor e compaixão se perpetuou ao longo dos séculos, estendendo-se a todas as igrejas paroquiais e franciscanas, permitindo que a mensagem de perdão e misericórdia alcançasse os corações dos fiéis em todo o mundo.

O Perdão de Assis é mais do que uma tradição; é um testemunho vivo do amor incondicional de Deus por seus filhos. Cada 2 de agosto, somos convidados a redescobrir a profundidade da misericórdia divina e a nos aproximar do coração de Cristo através do exemplo de São Francisco. Que esta indulgência nos inspire a viver uma vida de arrependimento sincero, amor fraterno e devoção constante.

Ao final desta reflexão, que nossos corações estejam repletos de gratidão e esperança, prontos para acolher a graça divina e espalhar a mensagem de perdão e amor que São Francisco tão ardentemente desejou compartilhar. Que possamos, com a mesma humildade e simplicidade do Pobrezinho de Assis, buscar sempre a misericórdia de Deus e vivenciar a alegria do perdão em nossa jornada espiritual.
Nêrilda Lourenço
Enviado por Nêrilda Lourenço em 02/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários