Nêrilda Lourenço
Sentimentos e Pensamentos meus
Capa Textos E-books Perfil Livros à Venda
002 - Ato de criticar - Por Dale Carnegie
A reflexão que Dale Carnegie nos convida a fazer sobre o ato de criticar, utilizando exemplos como Al Capone, "Two Gun" Crowley e Albert Fall, traz à tona a questão de como a crítica é percebida e como ela afeta o comportamento das pessoas. A lição que Carnegie nos oferece é clara: críticas, assim como um pombo-correio, sempre retornam à sua origem. Quando corrigimos ou recriminamos alguém, a tendência natural é que essa pessoa se defenda, se justifique e, muitas vezes, nos condene por estarmos assumindo a postura de críticos.

O exemplo de Al Capone, um dos criminosos mais famosos da história americana, ilustra perfeitamente essa dinâmica. Capone, apesar de sua notória carreira no crime organizado, não se via como um vilão. Pelo contrário, ele se enxergava como um benfeitor da sociedade, alguém que simplesmente fornecia serviços que as pessoas queriam. Para Capone, as críticas da sociedade e do governo eram incompreensíveis, e sua justificativa era clara: ele estava apenas tentando sobreviver em um sistema injusto. Assim, qualquer tentativa de crítica ou censura apenas reforçava sua autoimagem como vítima de um sistema corrupto.

Essa mesma lógica se aplica a "Two Gun" Crowley, um criminoso que, mesmo no momento de sua captura, se considerava injustiçado. Apesar de ser um assassino, ele acreditava que era tratado de maneira desproporcional pelas autoridades. Novamente, vemos a dificuldade em aceitar a responsabilidade pelos próprios atos, uma característica que, segundo Carnegie, está presente na maioria das pessoas. Quando criticados, tendemos a nos justificar, a criar narrativas que nos exonerem de culpa. Esse é um comportamento humano profundamente enraizado, e por isso a crítica se mostra ineficaz como ferramenta de mudança.

O caso de Albert Fall, envolvido no escândalo do Teapot Dome, também reflete essa tendência. Mesmo após ser condenado por corrupção, Fall não conseguia enxergar seus próprios erros. Ele, como muitos outros em posições de poder, não via outra alternativa senão se defender e justificar suas ações. E, assim como Taft, ao ser criticado, sua resposta provavelmente seria: "Não vejo o que poderia ter feito de diferente". Essa frase, cheia de resignação, reflete o quanto as pessoas resistem a mudanças que lhes são impostas por críticas externas. O senso de defesa é uma reação quase automática, e raramente resulta em uma reflexão genuína sobre os próprios atos.

Esses exemplos históricos servem para reforçar a ideia de que a crítica, por mais bem-intencionada que seja, tende a ser contraproducente. Em vez de provocar uma reflexão interna ou uma mudança positiva, ela gera defensividade e, muitas vezes, ressentimento. Isso ocorre porque a crítica toca em um dos pontos mais sensíveis do ser humano: o orgulho. O orgulho, ou senso de importância, é uma força poderosa na maneira como nos vemos e como nos relacionamos com o mundo. Quando esse orgulho é ferido, nossa reação é defender essa autoimagem a todo custo, mesmo que isso signifique ignorar os erros evidentes.

Além disso, as críticas frequentemente falham em considerar o contexto emocional e psicológico da pessoa criticada. Nossas ações, sejam elas boas ou ruins, são moldadas por uma série de fatores complexos que incluem experiências de vida, crenças, valores e emoções. Ao criticar, muitas vezes ignoramos esses elementos e tratamos o comportamento do outro de maneira simplista, o que apenas reforça o desejo de se justificar.

Carnegie propõe que, em vez de criticar, deveríamos tentar entender o outro, adotando uma abordagem mais empática. Isso significa olhar além das ações e tentar compreender as motivações, medos e desafios que estão por trás delas. É necessário reconhecer que, assim como nós, os outros também estão tentando navegar pela vida, cometendo erros e aprendendo ao longo do caminho. Ao abordar as falhas alheias com empatia e compaixão, aumentamos as chances de promover mudanças genuínas, porque criamos um ambiente seguro para o outro refletir sobre seus erros sem sentir que seu orgulho foi atacado.

Ao reconhecer que as críticas, tal como um pombo-correio, sempre voltam para casa, percebemos a importância de moderar nosso impulso de julgar ou recriminar os outros. Em vez disso, devemos buscar construir pontes de compreensão, oferecendo apoio e encorajamento. Mudanças reais e duradouras vêm quando as pessoas se sentem compreendidas e valorizadas, não quando se sentem atacadas e humilhadas.

Em resumo, a lição que Carnegie nos dá é a de que a crítica raramente resulta em melhoria, pois toca no orgulho e desencadeia a defensividade. Se realmente queremos influenciar os outros de maneira positiva, precisamos deixar de lado a tentação de criticar e, em vez disso, adotar uma abordagem baseada na empatia e no incentivo construtivo. Dessa forma, não apenas evitamos o ressentimento, mas também promovemos mudanças mais duradouras e significativas.
Nêrilda Lourenço
Enviado por Nêrilda Lourenço em 09/09/2024
Alterado em 09/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários