A Árvore que Queria Voar
Era uma vez uma pequena árvore chamada Florzinha. Ela vivia no meio de um campo cheio de flores coloridas, mas, diferente das flores que balançavam com o vento, Florzinha queria mais do que isso. Ela queria voar!
Todos os dias, Florzinha olhava para o céu, admirando os passarinhos que passavam por ela, livres e leves. "Ah, como seria bom poder voar também!", pensava. Um dia, ela resolveu contar seu desejo ao Vento, que passava assobiando.
— Vento, você pode me ajudar a voar? — perguntou Florzinha.
O Vento deu uma risadinha suave e disse:
— Querida árvore, você é feita para ficar firme no chão. Suas raízes precisam da terra para crescer. Se você voasse, como cuidaria das flores e dos passarinhos que fazem ninho em seus galhos?
Florzinha ficou pensativa, mas ainda assim queria sentir o que era ser levada pelo vento.
— Só por um dia — disse ela —, eu gostaria de voar.
O Vento, com carinho, começou a soprar suavemente, fazendo as folhas de Florzinha balançarem de um lado para o outro. Então, ele soprou um pouco mais forte, e Florzinha sentiu que estava quase saindo do chão. Suas folhas voavam ao redor, dançando pelo ar.
— Isso é maravilhoso! — disse Florzinha, rindo.
Mas, então, uma borboleta pousou em seu galho e disse:
— Florzinha, você é perfeita assim, com seus pés no chão. Quando eu preciso descansar, sempre sei que você estará aqui para me abrigar.
E foi assim que Florzinha entendeu que, mesmo sem voar, ela já era especial e que, às vezes, o vento que passava por ela já era suficiente para fazê-la se sentir livre.
Nêrilda Lourenço
Enviado por Nêrilda Lourenço em 21/09/2024