Nêrilda Lourenço
Sentimentos e Pensamentos meus
Capa Textos E-books Perfil Livros à Venda
O Papel da Juventude na Sociedade Brasileira
O Dia Nacional da Juventude, instituído pela Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002, celebra-se oficialmente no Brasil em 12 de agosto. No entanto, outra data de grande importância para os jovens é o dia 22 de setembro, igualmente comemorada em várias regiões do país. Essas datas não são apenas ocasiões para homenagear a juventude, mas também para refletir sobre os desafios e as oportunidades que os jovens enfrentam no contexto social e econômico brasileiro.

A juventude representa um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação. São os jovens que, com sua energia, criatividade e capacidade de inovação, impulsionam mudanças e trazem novas perspectivas para questões antigas. Contudo, a realidade da juventude no Brasil revela que, apesar de seu potencial transformador, esse grupo social ainda enfrenta inúmeros problemas que comprometem seu pleno desenvolvimento.

Dentre as principais dificuldades enfrentadas pela juventude, destacam-se as más condições de vida, muitas vezes marcadas pela desigualdade social, o acesso limitado a uma educação de qualidade e a precariedade no sistema de saúde. Esses fatores afetam diretamente a capacidade dos jovens de se prepararem para a vida adulta e de contribuírem ativamente para a sociedade. Além disso, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho agrava ainda mais esse cenário, gerando frustração e limitando as oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

O Dia Nacional da Juventude, portanto, não deve ser apenas uma data comemorativa. É um momento de reflexão sobre a necessidade de políticas públicas eficazes que garantam aos jovens melhores condições de vida e de trabalho. Investir na educação, saúde e emprego para essa faixa etária é crucial para que o Brasil possa contar com cidadãos preparados e comprometidos com o futuro do país.

Em suma, ao celebrarmos a juventude, estamos reconhecendo seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Porém, mais do que isso, devemos nos comprometer com a criação de um ambiente que possibilite o desenvolvimento pleno dos jovens brasileiros, para que suas vozes e potencial possam realmente fazer a diferença no presente e no futuro do Brasil.
Nêrilda Lourenço
Enviado por Nêrilda Lourenço em 22/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários