Parte I: A História do Painel de São Francisco das Chagas
1. A Origem do Painel
Em 1890, o Painel de São Francisco das Chagas foi encomendado e criado pelo Padre Manoel Cordeiro da Cruz, com o objetivo de engajar os fiéis nas procissões realizadas em honra ao santo padroeiro de Canindé. A peça, que se tornaria um dos maiores símbolos da fé franciscana na cidade, foi produzida na Bahia, com uma estampa importada diretamente da Itália.
A devoção ao santo já era profunda, mas o Painel trouxe uma nova dimensão à celebração, convidando os romeiros a participar ativamente das procissões. Durante a reforma da Igreja de São Francisco, que ainda não tinha o título de Matriz, o Painel foi levado pelas ruas em procissão pela primeira vez. Esse evento surpreendeu e emocionou os devotos presentes, marcando o início de uma tradição que se consolidaria nos anos seguintes.
2. Um Símbolo da Devoção
A partir de sua criação, o Painel tornou-se central nos Festejos Franciscanos, que rapidamente se consolidaram como a segunda maior celebração franciscana do mundo, perdendo apenas para a de Assis, na Itália. O Painel não é apenas um objeto sacro, mas um símbolo vivo da fé e devoção dos romeiros que se deslocam até Canindé todos os anos.
Durante o período dos Festejos Franciscanos, que se estendem por dez dias, o Painel é retirado de sua capela e levado em procissão. Além disso, em 3 de fevereiro, no Dia do Romeiro, outra ocasião especial, o Painel é novamente conduzido pelas ruas, sempre acompanhado por orações, cânticos e muita emoção.
3. Restaurando a História
Após décadas de exposição e participação em procissões, o Painel começou a mostrar sinais de desgaste. Em 1989, uma restauração significativa foi liderada por Maria Vieira, uma devota de São Francisco. A restauração teve o objetivo de preservar essa relíquia tão importante para os fiéis e para a comunidade.
O artista plástico Antônio Vieira Ferreira, (o Lisboa), foi chamado para concluir o processo, trazendo uma nova vida ao Painel. Ele não apenas restaurou a pintura original, mas também criou uma nova representação da face de São Francisco, renovando o brilho e a imponência dessa peça central dos festejos religiosos.
4. O Peso da Tradição
O Painel de São Francisco das Chagas, com seus 500 quilos, é uma peça imponente que demanda uma logística cuidadosa para seu transporte durante as procissões. Ao longo das celebrações, 18 pessoas se revezam na tarefa de carregar o Painel, o que é considerado um grande privilégio para os devotos que participam desse ato de fé.
O peso e a grandiosidade do Painel simbolizam o compromisso dos romeiros com São Francisco e o esforço coletivo para manter viva essa tradição centenária. Em 2020, quando o mundo enfrentou a pandemia da COVID-19, a procissão não pôde ser realizada fisicamente, e pela primeira vez, a festa assumiu um formato virtual. Mesmo assim, a devoção dos fiéis permaneceu intacta, com milhares de romeiros acompanhando as celebrações de suas casas, conectados pela fé.
5. Os Amigos do Painel
O grupo dos Amigos do Painel foi criado com o objetivo de organizar as procissões e cuidar do espaço onde o Painel é mantido. Além disso, eles desempenham um papel fundamental nas ações sociais ligadas ao Santuário de São Francisco, como a arrecadação de alimentos para doação a famílias carentes.
Durante as procissões, os Amigos do Painel se revezam na tarefa de carregar a relíquia e oferecem a oportunidade para que outros romeiros também participem. Isso reforça o espírito de fraternidade e a devoção coletiva que caracteriza a Romaria de São Francisco das Chagas.
Parte II: Curiosidades e Fatos Interessantes
6. Você Sabia? Curiosidades sobre o Painel de São Francisco
Você sabia que o Painel foi iluminado originalmente por lamparinas e velas?
A iluminação moderna, alimentada por baterias, só foi introduzida nas últimas décadas, trazendo uma nova luz ao Painel.
Você sabia que o Painel de São Francisco pesa 500 kg e precisa de 18 pessoas para ser transportado?
O transporte do Painel exige revezamento contínuo, e durante as longas procissões, mais de 100 devotos podem ter a chance de carregá-lo.
Você sabia que o Painel foi restaurado por um artista cearense?
Em 1989, Antônio Vieira Ferreira, (o Lisboa), foi o responsável por renovar a face de São Francisco, restaurando a grandiosidade desse símbolo religioso.
Você sabia que o grupo Amigos do Painel tem uma missão além da fé?
Além de organizar as procissões, eles se dedicam a ações de caridade, arrecadando alimentos para famílias necessitadas da região.
7. Eventos Marcantes
Primeira Procissão de 1890: A primeira vez que o Painel saiu em procissão marcou o início de uma tradição que ainda hoje move multidões de devotos. O evento surpreendeu os romeiros e consolidou o Painel como peça central dos Festejos Franciscanos.
Pandemia de 2020: Em um ano de grandes desafios, pela primeira vez na história, a procissão com o Painel teve que ser realizada de forma virtual. No entanto, a devoção dos fiéis não diminuiu. Mesmo à distância, a fé e o amor a São Francisco se mantiveram inabaláveis.