Roquette Pinto – O Pai do Rádio Brasileiro
Edgar Roquette Pinto nasceu em 25 de setembro de 1884, no Rio de Janeiro. Médico, antropólogo, escritor e professor, é amplamente reconhecido como o "Pai do Rádio Brasileiro", graças à sua visão inovadora e ao papel fundamental na criação da primeira emissora de rádio no Brasil. Em 1923, Roquette Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, uma estação sem fins lucrativos com o objetivo de promover a educação e a cultura.
Roquette Pinto via o rádio como um poderoso meio para disseminar conhecimento, especialmente em um país como o Brasil, onde o analfabetismo era uma barreira ao acesso à educação formal. Sua proposta era que o rádio servisse como um instrumento educativo, levando conteúdo científico, artístico e cultural para o maior número de pessoas possível. Para ele, o rádio tinha o potencial de ser "o jornal dos analfabetos e o professor dos ignorantes".
No entanto, o seu ideal de rádio educativo, sem interesses comerciais, encontrou desafios diante da realidade econômica e política do país. Com o tempo, o rádio se tornou uma ferramenta predominantemente voltada para o entretenimento e a publicidade. Mesmo assim, sua contribuição foi decisiva para o desenvolvimento da radiodifusão no Brasil.
Além de seu trabalho com o rádio, Roquette Pinto também deixou um importante legado no campo da antropologia. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Ciências e destacou-se por suas pesquisas sobre as populações indígenas brasileiras. Seu livro Rondônia, publicado em 1917, é uma das obras pioneiras sobre a etnografia dos povos amazônicos.
Roquette Pinto faleceu em 18 de outubro de 1954, mas sua visão sobre o papel do rádio e a importância da educação como meio de transformação social permanecem até os dias atuais. Seu nome está eternamente associado à comunicação, ciência e cultura no Brasil.
Nêrilda Lourenço
Enviado por Nêrilda Lourenço em 25/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.